Contar com um profissional capacitado em identificar problemas e propor soluções para o ensino da sua escola bilíngue é muito importante. A seguir você vai saber mais sobre os consultores pedagógicos.

A composição de uma escola bilíngue passa por diversos profissionais, cada um com a sua função bem definida para ajudar a instituição a oferecer o melhor ensino para seus estudantes. Nessa realidade podemos dizer que os consultores pedagógicos estão lado a lado com gestores e mantenedores na busca por esquematizar metodologias adequadas, no auxílio aos alunos e na capacitação dos professores.

No texto de hoje, você entenderá melhor os motivos pelos quais a sua escola bilíngue deve ter esses colaboradores em seu time de gestão. Acompanhe!

Função da consultoria pedagógica

De modo geral, a consultoria pedagógica está ligada à ideia de identificação de problemas ou de questões que trazem poucos benefícios para a instituição, à elaboração de estratégias para solucionar as inadequações e à implantação desses novos planos de ação.

Devido à sua ação em diversos setores dentro do sistema de ensino, os consultores pedagógicos utilizam seus conhecimentos para ajudar desde os gestores até os alunos a melhorar o seu desempenho.

Detecta as dificuldades da escola

Uma das vantagens de se ter esse tipo de profissional em sua escola bilíngue foi citada anteriormente e se refere à identificação de dificuldades que a instituição possui, tanto na esfera macro quanto na micro. Dois exemplos são: questões relacionadas à aplicação incorreta da metodologia e problemas de comportamento entre os alunos.

Obviamente, para cada tipo de problema há uma abordagem e maneiras diferentes de se resolver. Dessa forma, esses colaboradores precisam estar qualificados para identificar esses aspectos e para conseguir encontrar alternativas para as dificuldades da instituição.

Auxilia na elaboração da metodologia

Uma escola bilíngue deve tentar fazer com que seus alunos aprendam um segundo idioma através da imersão total e do contato diário com a língua em situações do cotidiano. Com isso, a instituição de ensino vai além do aprendizado de gramática e vocabulário, como acontece nas instituições tradicionais e nas escolas de idiomas.

Tendo esse pensamento para orientar as diretrizes, mantenedores, gestores e consultores pedagógicos podem, em conjunto, elaborar ou identificar as melhores metodologias para serem usadas no processo de ensino-aprendizagem. 

Os consultores pedagógicos que compreendem as necessidades do ensino bilíngue são capazes de orientar todo o corpo de colaboradores sobre as estratégias que devem ser usadas para a implantação eficiente dessa estrutura educacional.

Ajuda na formação dos professores

As constantes atualizações do mercado de trabalho, somadas ao avanço da tecnologia, obriga muitos profissionais a continuar se qualificando mesmo depois de graduados. Com os professores não é diferente.

No ensino bilíngue os consultores pedagógicos possuem a função de ajudar os docentes a se capacitarem cada vez mais, para compreender de verdade as necessidades desse tipo de educação, além, é claro, de ensiná-los a ministrar suas aulas utilizando o segundo idioma da instituição, geralmente o inglês.

Um programa bastante interessante oferecido pela Pearson Global School é o Teacher Development Interactive, um curso on-line focado totalmente no desenvolvimento das habilidades dos professores. Ele conta com um conteúdo sobre técnicas de aulas em inglês, preparação para testes de proficiência e expansão do conhecimento no idioma (listening, reading e speaking).

Colabora com a gestão escolar

No âmbito da gestão escolar, os consultores pedagógicos podem atuar diretamente na escolha dos professores que farão parte do quadro de docentes da sua instituição.

A escola que adere aos planos de ensino bilingue da Pearson Global School contam com esse apoio da nossa consultoria pedagógica, que orienta os gestores e mantenedores na tarefa de contratar professores qualificados e que se adaptem ao bilinguismo no sistema de ensino.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância dos consultores pedagógicos e os motivos pelos quais ter uma equipe como essa em sua instituição, que tal conhecer outras soluções que a Pearson Global School oferece para melhorar o ensino bilíngue da sua escola? Acesse o nosso blog e confira.

3 soluções de educação continuada para oferecer aos alunos

Como preparar sua escola para receber o programa bilíngue da Pearson Global School?