O Pearson Test of English é uma forma de avaliação do nível de proficiência em inglês, presente no mundo todo. Quer saber mais sobre o PTE? Confira abaixo!

A Pearson criou o Pearson Test of English (PTE), uma forma de avaliar o nível de proficiência de inglês de estudantes do mundo todo. Ele é composto por quatro avaliações para cada fase da vida, alinhadas com os objetivos de cada um. Os exames computadorizados são rápidos, justos e flexíveis, além de serem aplicados no Brasil e reconhecidos em diversos países. 

O PTE é a escolha ideal para os estudantes e imigrantes que precisam comprovar as habilidades em inglês para universidades, migração e vistos ou conquistar um trabalho no exterior. Confira abaixo quais são as avaliações do exame:

PTE Young Learners: é o exame para crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos e mede dos níveis abaixo do A1 até o A2 avançado, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Ele foi pensado para deixar a primeira experiência com testes de proficiência mais interessante, motivadora e divertida. O Young Learners foca nas habilidades de comunicação e em situações cotidianas e é aplicado em papel todos os anos, em maio, junho e novembro.

Para os alunos da sua escola, o PTE Young Learners proporciona uma qualificação de inglês credenciada pela Pearson Edexcel. O ambiente de teste é leve e inclui correspondências de nomes com imagens, escrita de histórias ou participação em uma conversa, além de uma seção falada em grupo que é conduzida enquanto os alunos jogam um jogo de tabuleiro.

PTE General: esse é um teste que mede os seis níveis de proficiência do CEFR, do A1 ao C2, de candidatos a partir de 13 anos. O PTE General foi desenvolvido para avaliar e validar a habilidade linguística em inglês e é focado em comunicação. O certificado é reconhecido no mundo todo e aceito por universidades, empresas e autoridades nacionais de educação. Ele é aplicado em maio, junho e dezembro.

PTE Professional: criado para avaliar o nível de inglês dos candidatos que querem se inserir nos negócios mundiais. Ele é totalmente computadorizado, dura no máximo 2 horas, e o candidato deve demonstrar as habilidades de comunicação exigidas em situações profissionais reais. O PTE Professional fornece um certificado e um relatório que detalha as habilidades e competências, válidos por 2 anos e disponibilizados em até 5 dias úteis.

PTE Academic: é o primeiro exame com certificado internacional 100% computadorizado e pode ser usado para o acesso ao estudo no exterior e imigração. O PTE Academic é baseado nos pilares de precisão, segurança, relevância e objetividade. Não existe um período fixo de aplicação durante o ano, por isso o candidato deve reservar o horário de preferência em um dos centros de aplicação para fazer o teste, que dura no máximo 3 horas, também computadorizado.

O PTE Academic é um dos exames principais do Pearson Test of English, por isso confira mais detalhes sobre ele neste texto! Suas principais vantagens são:

  • acesso aos resultados em até 5 dias úteis;
  • correção computadorizada, garantindo imparcialidade e precisão para os candidatos;
  • é aceito por todas as universidades da Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, e por um número crescente de universidades nos EUA (como Harvard), Canadá, Reino Unido, Cingapura e Europa;
  • aprovado para todas as aplicações de visto e migração para Austrália e Nova Zelândia;
  • o agendamento pode ser realizado até 24 horas antes do teste;
  • aplicação disponível nos 360 dias do ano, em mais de 200 centros de teste em todo o mundo;
  • aceito por um número crescente de empresas e outros órgãos profissionais;
  • checagem de identidade através do escaneamento das veias da palma da mão, grupos de testes aplicados aleatoriamente e dados forenses que asseguram a confiabilidade do teste;
  • os candidatos podem enviar suas pontuações para um número ilimitado de instituições, sem taxas adicionais, através da conta on-line.

Como é a pontuação do PTE Academic?

O teste é pontuado de acordo com a Global Scale of English (GSE), uma escala granular de 10-90. O relatório do candidato inclui a pontuação geral, além das pontuações de habilidades comunicativas, como escuta, leitura, fala e escrita; e de habilidades facilitadoras, como gramática, vocabulário, pronúncia e ortografia.

Como se preparar para o PTE Academic?

Os candidatos devem se preparar para o teste se familiarizando com o formato e aprendendo como resolver as questões. A Pearson oferece diversos recursos on-line, como um manual, perguntas frequentes, vídeos e um teste de prática para ajudar a maximizar os resultados. Tudo isso é disponibilizado no site pearsonpte.com/preparation

Há também o Guia Oficial do PTE Academic, com mais de 200 perguntas práticas, análise de respostas modelo e dicas sobre o teste. Os candidatos podem checar se estão preparados com o Practice Tests Plus, que contém orientações e estratégias específicas para cada seção do teste. Além disso, você pode optar pelos cursos de preparação para o PTE Academic, disponibilizados por escolas de idiomas particulares.

Como agendar os exames do PTE?

Para agendar um teste, é preciso fornecer algumas informações que aparecem no seu documento de identificação, como nome, cidadania e data de nascimento. Isso pode ser feito on-line, através do site pearsonpte.com.

Se você tem interesse em fazer um exame de proficiência e quer saber mais sobre o PTE Academic, General e Young Learners, acesse o site! Fique ligado no blog da Pearson Global School e saiba mais sobre as soluções para a sua escola:

Como funciona o STEM?

Pearson Global School: conheça as vantagens do programa bilíngue da Pearson