Garantir uma formação contínua e manter os professores atualizados sobre a área da educação também é responsabilidade dos gestores. Saiba mais!

Você sabia que os gestores escolares têm um papel fundamental na capacitação do corpo docente? Em sua carreira, seus educadores devem buscar uma formação contínua para seguirem aprendendo e se manterem atualizados sobre o mercado educacional, sobre as tendências e sobre novas abordagens de ensino que podem aprimorar o seu desenvolvimento e a experiência dos alunos da sua escola. 

A capacitação dos professores garante a qualidade que a sua instituição oferecerá dentro da sala de aula. Além disso, mostra que a instituição valoriza o profissional e busca desenvolver o melhor de cada um, através de oficinas, workshops e cursos de formação contínua – podendo ser no formato EAD, por exemplo. 

Por isso, é importante investir em soluções que dão essa possibilidade para eles, como o Teacher Development Interactive e o Global School Academy, da Pearson Global School. Acompanhe o texto e veja como investir na capacitação do corpo docente na sua escola bilíngue!

O que é Teacher Development Interactive?

O Teacher Development Interactive, ou TDI, é um curso on-line interativo que sua escola pode oferecer aos professores. Com ele, os profissionais serão treinados e certificados, como forma de preparo para ensinar inglês aos alunos de maneira eficaz. 

O TDI possibilita o treinamento e o desenvolvimento do corpo docente da sua instituição de ensino por meio de módulos que combinam texto, áudio, slides, vídeo e questionários. No total, são seis etapas, cada uma com cinco aulas, divididas em: Fundamentals of ELT, Fundamentals of Teaching Young Learners, Speaking, Listening, Reading e Preparing for the Teaching Knowledge Test.

Com essa solução desenvolvida pela Pearson Global School, seus professores vão adquirir novos conhecimentos com os melhores instrutores. Em cada módulo, uma habilidade de ensino diferente é apresentada por um especialista líder no campo específico. 

Como o curso é oferecido on-line, os seus educadores terão a facilidade de concluir cada módulo de acordo com o tempo que eles têm disponivel, respeitando o seu próprio ritmo e necessitando apenas de acesso à internet. 

O que é Global School Academy?

O Global School Academy é um portal que oferece um conteúdo rico e diversificado para a formação dos seus professores e dos gestores das escolas bilíngues parceiras da PGS. Nessa ferramenta, são disponibilizados cursos, palestras, apresentações, tutoriais, videocasts, artigos e outras dicas para apoiar o corpo docente da sua instituição no cotidiano em sala de aula. 

As instituições de ensino que possuem o sistema bilíngue da Pearson Global School podem inserir e compartilhar nesse portal projetos e atividades, como exemplos de boas práticas. Isso cria o próprio portfólio de ações e aumenta o repertório da escola. 

Quais são as outras formas de auxiliar na capacitação do corpo docente? 

Além do Teacher Development Interactive e do Global School Academy, a sua escola também pode acrescentar outras formas de capacitar o corpo docente. Uma dica é os gestores ouvirem quais as dificuldades e sugestões que os professores têm para dar. Veja a seguir alguns caminhos para ajudar na capacitação desses profissionais da sua instituição: 

Workshops: oferecer workshops que focam na área da educação ajuda a capacitar os seus professores, pois eles aprenderão novas atividades, habilidades e competências para usar em sala de aula. 

Palestras e seminários: dois tipos de capacitações mais rápidas, que focam em determinados assuntos que podem ser debatidos entre os professores da sua escola e com os alunos. Os temas podem ser focados na metodologia e nas técnicas ou assuntos com os quais os educadores podem lidar durante o trabalho na sua instituição, como bullying

Reuniões periódicas: os gestores escolares também podem organizar reuniões periódicas entre os educadores, pois grande parte do aprendizado profissional é adquirido durante a vivência em sala de aula e pode ser compartilhado. Nesses encontros, eles podem conversar sobre as dificuldades e os desafios que foram superados, sobre quais as soluções que tiveram sucesso e as técnicas aplicadas nas aulas. 

Cursos EAD: os cursos de educação a distância (EAD), como o TDI da Pearson Global School, ou os de pós-graduação, vão auxiliar na capacitação dos profissionais da sua instituição de ensino. Por isso, é interessante que os gestores reúnam algumas sugestões de plataformas on-line para os professores acessarem e mostrem quais benefícios determinados cursos oferecem para suas carreiras. 

Essas são as principais formas de como a sua escola bilíngue pode investir na capacitação do corpo docente, valorizando os profissionais e garantindo qualidade de ensino aos alunos. Saiba mais sobre as soluções que a Pearson Global School oferece para a sua instituição de ensino no site e no blog!

Por que transformar sua escola em uma escola bilíngue?

Como funciona o STEM?