Já pensou em deixar a sua escola ainda mais interessante para os estudantes? Com as dicas que vamos dar, é fácil fazer isso. Confira-as a seguir!

Muitos gestores já devem ter se perguntado como criar um ambiente escolar atraente para os estudantes, não é mesmo? Pode parecer que a resposta não seja tão simples, mas vamos te ajudar nesse processo e você verá que não é nada complicado manter os seus alunos engajados nos momentos de ensino! A maneira como o local em que os estudantes estão inseridos é organizada e mantida influencia bastante no desempenho escolar.

É fundamental que a instituição de ensino seja um lugar que traga felicidade para as crianças e jovens, incluindo os espaços (que devem ser interessantes e organizados), as atividades oferecidas e as pessoas que estão nela, como professores e equipe pedagógica. Quer saber como deixar a sua escola com um ambiente mais atraente para os seus alunos? Então, confira o texto a seguir! 

Prezando pela infraestrutura 

Os estudantes passam um bom tempo dos seus dias no ambiente escolar, por isso é importante que a sua instituição pense na infraestrutura com o intuito de oferecer o melhor aos seus alunos, como conforto e bem-estar. As instalações oferecidas pelas escolas, como bibliotecas e laboratórios, mostram a preparação para ensinar o que há de melhor aos estudantes e a preocupação com um bom desempenho.

Por isso, fique atento para garantir uma boa manutenção, limpeza frequente e organização na sua escola. Uma dica é fazer manutenções durante as férias para não deixar nenhum problema de lado. Busque fazer investimentos para deixar os locais mais atrativos, dinâmicos e modernos. Assim, o ambiente escolar fica apresentável e atraente para os alunos.

Utilizando um aprendizado interativo 

Adotar maior interação durante as aulas da sua instituição de ensino pode deixar os alunos mais motivados! O aprendizado se torna divertido e permite que os estudantes participem mais das aulas. Como comentamos no primeiro tópico, invista em tecnologias, como lousas interativas e tablets. Permita o acesso dos estudantes a esses recursos para fazerem pesquisas ou para assistirem a vídeos relacionados aos conteúdos trabalhados. 

Utilizando a tecnologia

Alie a tecnologia também aos professores, mudando as aulas com o uso de projetores, apresentações de vídeos, filmes e imagens. Além disso, atualmente existem diversos recursos que permitem a visita virtual a centros culturais e a museus ao redor do mundo. Isso pode ser feito na própria sala de aula ou pode-se organizar um espaço para que os educadores utilizem quando quiserem passar um conteúdo com uma proposta diferente. 

Incentivando a imaginação e a autonomia 

Além de chamar a atenção, as escolas que incentivam a autonomia e a imaginação também atraem os pais. Uma dica é deixar os seus alunos expressarem as suas ideias e interesses para ajudar os professores a organizar os conteúdos das aulas. As crianças e os jovens costumam ouvir mais os outros quando são ouvidos. 

Levando a família à escola

Os alunos se sentem mais acolhidos e valorizados quando a instituição permite a participação da família na vida escolar. Isso colabora para um bom desempenho durante os momentos de ensino, pois os estudantes percebem que os pais ou responsáveis estão se importando com o que acontece. Por isso, procure organizar encontros ou festas com apresentações e outras atividades, convidando as famílias para ir até a instituição. 

Oferecendo os materiais e as atividades adequadas

É importante apresentar atividades que são apropriadas para os alunos conforme a idade de cada turma, também levando em conta as habilidade de cada um. Para os exercícios e dinâmicas que forem organizadas, ofereça os materiais necessários para que todos tenham um bom aproveitamento! 

Além disso, quando o ambiente escolar apresenta recursos que instigam os estudantes, como tecnologias ou a exposição das atividades feitas pelas paredes ou em murais da sua escola, uma impressão de alegria e organização é passada. 

Essas são as dicas da Pearson Global School para você criar um ambiente escolar atraente para os seus alunos, oferecendo o melhor ensino para eles! Afinal, nada melhor do que ver que os estudantes estão tendo um bom desempenho e que estão satisfeitos com o local de estudos, certo? 

Confira outros conteúdos no blog da PGS:

3 soluções de educação continuada para oferecer aos alunos

Qual a importância da interdisciplinaridade na educação bilíngue?