Os benefícios são significativos para pais, alunos, professores e mantenedores. Conheça mais sobre o tema no texto a seguir.
O educação bilíngue, vai além de apenas ensinar inglês para os estudantes. Baseado em metodologias como a STEAM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) por exemplo, as escolas ajudam a desenvolver também habilidades socioemocionais e a autonomia de crianças e adolescentes, potencializando as capacidades de cada um.
Por estes motivos, aliados ao letramento em um segundo idioma, o bilinguismo nas escolas tem se tornado uma alternativa adotada pelas instituições. Se a sua escola ainda não possui um programa bilíngue de ensino e você deseja adotar um, confira neste texto os motivos para fazer isso. Acompanhe!
Capacitação maior dos alunos
Adotar uma proposta pedagógica bilíngue em sua escola eleva a capacitação dos seus alunos. Isso se deve ao fato de que o cotidiano do ensino de uma segunda língua é mais intenso e os estudantes expandem seus conhecimentos para além da gramática e do vocabulário básico do inglês.
Como vivenciam a língua inglesa durante as aulas de outras disciplinas, eles aprendem a pensar, se comportar e se expressar utilizando o idioma. Isso facilita o desenvolvimento da fluência ainda nos anos escolares, o que será extremamente benéfico para o futuro.
Desenvolvimento de habilidades
Transformar a sua instituição de ensino em uma escola bilíngue exige algumas adaptações importantes, tanto na estrutura quanto na metodologia pedagógica. A interdisciplinaridade é um tipo de abordagem indicada para o ensino de dois idiomas.
Ao passo que o inglês é abordado também em outras disciplinas, o corpo docente deve elaborar maneiras de fazer com que os assuntos das matérias estudadas em sala de aula conversem entre si. A interdisciplinaridade ajuda os alunos a desenvolver uma série de habilidades interessantes.
Um exemplo disso é a visão mais abrangente sobre os temas. Isso quer dizer que o estudante passa a compreender que um fato envolve diferentes pontos de vista e esse tipo de pensamento é positivo, pois o aluno conseguirá aplicá-lo aos acontecimentos da vida.
Essa capacidade de pensar de forma global também ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico, o que é fundamental para qualquer ser humano. Os jovens aprendem, em sala de aula, a expandir a habilidade de questionar e de chegar a conclusões sobre diversos tópicos.
Imersão no inglês
Um dos objetivos principais da abordagem bilíngue é fazer com que os estudantes tenham uma imersão no idioma, para que aprendam a se comunicar através da prática cotidiana. Essa é uma maneira de fazer com que eles desenvolvam o raciocínio lógico em inglês, até isso se tornar um hábito natural. Na rotina das escolas bilíngues, os alunos desenvolvem um vocabulário mais próximo de suas realidades e da sua vivência diária, o que afasta a ideia decorar conceitos e termos.
Professores mais qualificados
O ensino bilíngue em uma escola também exige professores qualificados e que sejam capazes de ministrar as aulas em um outro idioma, uma vez que os alunos devem ter o contato com a língua inglesa durante todas as aulas. Ao contar com docentes que têm essa capacitação, é normal que o nível do ensino se eleve, construindo uma base forte para os estudantes.
Atrai novos alunos
Os pais, obviamente, pensam no melhor para o futuro de seus filhos e aprender o inglês na escola é uma das maneiras de prepará-los para a vida adulta. Ao oferecer a esses pais um ensino bilíngue para seus filhos, a escola garante que o aprendizado do idioma seja completo, já que todo corpo institucional estará comprometido com esse objetivo.
O cumprimento da metodologia garante que os estudantes aprendam de forma envolvente e que desenvolvam não apenas o idioma, mas também habilidades citadas anteriormente neste texto. Sendo assim, a sua escola pode ser cada vez mais procurada para receber novos alunos, que buscam esse acompanhamento em tempo integral do ensino da língua inglesa.
Transformar a sua escola em uma escola bilíngue exige planejamento e um bom material didático de apoio. Se você deseja saber mais sobre esse tipo de abordagem, clique aqui e conheça a Pearson Global School. Em nosso blog temos mais conteúdos voltados para esse assunto. Acesse e confira!
Como preparar sua escola para receber o programa bilíngue da Pearson Global School?
CLIL: o que é o ensino integrado de inglês?