A educação bilíngue está sendo cada vez mais incorporada ao cotidiano de diversas escolas. Contudo, para que o ensino de um outro idioma aconteça de maneira ainda mais eficiente e gere os melhores resultados possíveis para os seus alunos, é importante que as escolas revejam a relação entre as suas disciplinas. Ou seja, introduzindo, assim, o conceito da interdisciplinaridade.

A princípio, a introdução da interdisciplinaridade pode ser um desafio para a sua instituição de ensino. Porém, as vantagens dessa abordagem, sobretudo para o ensino bilíngue, são muitas. Quer saber mais? Neste texto, você entenderá a importância dessa abordagem para a implantação e desenvolvimento dos programas bilíngues. Acompanhe!

O que é interdisciplinaridade?

Antes de começar a falar sobre a importância da interdisciplinaridade, é necessário primeiro entender o que ela significa, não é mesmo? A definição do conceito de interdisciplinaridade está relacionado à associação de duas ou mais disciplinas. Nesse sentido, as escolas passam a trabalhar determinados conteúdos ou assuntos através de mais de uma matéria escolar. Dessa forma, as instituições ampliam a compreensão de mundo dos estudantes, garantem maior envolvimento da comunidade escolar em torno do que está sendo estudado e estimulam o pensamento crítico.

A interdisciplinaridade na educação bilíngue

Nas escolas que optam pelo programa bilíngue, a interdisciplinaridade permite que os alunos aprendam e desenvolvam conhecimentos, relacionados às diferentes disciplinas da grade curricular, em inglês. Isso quer dizer que outras matérias, como a matemática, a geografia e a história, passam a ser ensinadas na língua inglesa, fazendo com que o uso do idioma seja, portanto, interdisciplinar. 

Vale destacar que, mesmo com o maior contato com o idioma, as aulas de inglês propriamente ditas são também extremamente importantes para que os alunos estudem os conceitos técnicos da língua-alvo, como a gramática, por exemplo.

A importância da interdisciplinaridade na educação bilíngue

Em uma escola com educação bilíngue, os estudantes têm um contato muito mais amplo e profundo com o inglês. Afinal, o processo de ensino-aprendizagem é conduzido de maneira mais natural e orgânica, justamente devido ao fato do idioma-alvo já estar presente também em outras disciplinas. Assim, o fato de aprenderem não apenas a gramática do inglês, por exemplo, faz com que eles desenvolvam ainda mais o vocabulário e a compreensão do idioma. 

Além disso, por meio da interdisciplinaridade, as escolas podem incluir outros tipos de atividades no cotidiano dos alunos, como aulas de culinária, teatro e música. Essa é também uma oportunidade para que eles consigam desenvolver o idioma de forma ainda mais descontraída. E, dessa forma, através de situações do cotidiano, a escola consegue alimentar a ideia positiva de que o inglês é importante não apenas para o estudante conseguir passar de ano, mas também para a sua vida adulta profissional e pessoal.

Interdisciplinaridade x Multidisciplinaridade

A primeira vista, os conceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade podem ser confusos, principalmente para aqueles que ainda não estão familiarizados com eles. No entanto, vamos te ajudar a entendê-los!

Quando falamos de interdisciplinaridade, falamos sobre uma relação entre as disciplinas e os assuntos abordados em cada uma delas. Portanto, o que se aprende em uma matéria está relacionado ao que também é abordado nas demais, inclusive de forma simultânea, por exemplo. Assim, as disciplinas estão conectadas.

Já a multidisciplinaridade é um termo usado para se referir quando as disciplinas tratam de um mesmo tema, mas sem a necessidade de se relacionarem entre elas. Ou seja, um mesmo assunto pode ser aprendido de maneiras diferentes em duas disciplinas. Não há, portanto, relação entre elas.

Pensando nisso, a interdisciplinaridade se torna a opção mais viável na educação bilíngue. Afinal, por meio dessa abordagem, o inglês se relaciona aos conteúdos estudados. Além disso, os alunos interagem de maneira ainda mais constante com o idioma.

A Pearson Global School, por exemplo, programa bilíngue da Pearson, promove o uso da língua inglesa de forma natural e constante através da interdisciplinaridade. Dessa forma, leva os alunos a experimentarem o novo idioma em situações reais e significativas. Ao imergir os alunos no universo da educação bilíngue de forma lúdica e envolvente, a Pearson Global School é capaz de formar cidadãos que irão transformar o mundo. Trata-se de uma verdadeira experiência de ensino global para o ensino de inglês, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio!

Quer saber mais sobre o universo da educação bilíngue? Então acesse o blog da Pearson Global School e confira!

Qual é a melhor idade para começar a educação bilíngue?

6 vantagens da educação bilíngue para os alunos