Trazer um programa bilíngue para a sua escola é um grande passo. Afinal, diversas mudanças em sua cultura e práxis são necessárias para que todos estejam preparados para uma verdadeira imersão global.

Por isso, o programa Pearson Global School não é apenas um conjunto de materiais didáticos. Trata-se de um ecossistema completo, que oferece para gestores, coordenadores, professores e estudantes experiências de aprendizagem que ampliam a construção de conhecimentos e, com isso, garantem a aquisição de uma segunda língua.

Desde o treinamento do seu time comercial, para a apresentação do programa às famílias, até a formação contínua de seus professores: o programa Pearson Global School chega às escolas para oferecer materiais que expandem os estudos de crianças e jovens, ferramentas eficientes para docentes e apoio para que as instituições de ensino não apenas ampliem a sua carga horária na língua alvo, como também tragam excelentes práticas de sala de aula e incentivem o engajamento dos estudantes com o programa. Tudo isso em inglês. Quer saber mais? Acompanhe!

Apoio na implantação 

Talvez um dos momentos mais importantes do processo, a implantação do programa bilíngue da Pearson Global School tem demandas bastante especiais. Afinal, tudo começa com a sensibilização da sua equipe para a verdadeira transformação da cultura da escola.

Muitos docentes, por exemplo, podem sentir-se incomodados com uma segunda língua sendo utilizada no cotidiano da sua escola, sobretudo se eles ainda não são fluentes nela. Por isso, um intenso treinamento e inúmeras reflexões sobre as boas práticas de sala de aula se iniciam, para que os professores que serão parte dessas aulas possam compreender o material utilizado e aprender como apoiar os seus estudantes nessas aulas de polivalência em inglês. Junto a isso, algumas mudanças de estrutura física também devem acontecer na sua instituição, como inserir placas com os nomes dos locais da escola em inglês e português.

Ainda, embora muitas famílias desejem e solicitem o programa bilíngue para a escola, nem todas têm a clareza do que vai acontecer daí para frente. Então, o trabalho de implantação da Pearson Global School continua com um encontro com as famílias dos seus alunos, para apresentação do trabalho e o saneamento de dúvidas. Esse momento também traz para os responsáveis algumas expectativas saudáveis quanto aos resultados esperados a partir do programa.

Imersão lúdica e envolvente para alunos 

Chamamos de “bilíngue” o sujeito que é capaz de comunicar-se e compreender uma segunda língua. No entanto, são as diferentes experiências com a língua e o seu tempo de imersão nela que irão ditar o quão rapidamente isso se dará. Por isso, no final das contas, o que garante que os estudantes, sejam eles mais jovens ou mais velhos, desenvolvam habilidades acadêmicas e adquiram o inglês é a consistência, a prática e a experimentação.

Pensando nisso, o programa bilíngue da Pearson Global School trabalha para que as crianças e os jovens cresçam e se desenvolvam utilizando a segunda língua em diferentes momentos acadêmicos. Ou seja, a proposta é promover o uso da língua inglesa de forma real e natural, de forma lúdica e envolvente para todos os seus alunos.

As salas de aula temáticas, por exemplo, tornam o ambiente mais estimulante e acolhedor para os alunos. E a própria metodologia do material da Pearson Global School conduz os estudantes a participarem ativamente dos momentos de aula, tornando-os protagonistas do seu aprendizado. Ainda, a cultura Marker incentiva as ideias inovadoras e estimula a criatividade, formando alunos preparados para lidar com a resolução de problemas e os desafios em sociedade.

Apoio constante aos professores 

Durante o período de adaptação ao programa bilíngue, alguns professores comentam que a preparação das aulas pode exigir bastante esforço por parte dos docentes. No entanto, o contato próximo e o constante apoio da equipe de Consultoria Pedagógica da Pearson Global School trazem a segurança necessária para seus professores experimentarem atividades diferentes e ampliarem o seu repertório de estratégias para as aulas. Isso é possível porque a Consultoria da Pearson Global School é especializada em bilinguismo e treinada para atender as necessidades dos parceiros. Assim, fica ainda mais fácil desenvolver um bom trabalho.

Além disso, a equipe de Consultoria Pedagógica também compartilha diferentes reflexões pedagógicas com os docentes e coordenadores. Dessa forma, oferece muito mais do que “receitas”, mas momentos de compreensão da prática da Educação Bilíngue, do planejamento das aulas, da aplicação das atividades e da avaliação dos diferentes grupos da escola.

Ainda, o material didático da Pearson Global School serve aos seus profissionais como uma trilha a ser seguida para cada grupo de alunos. Uma vez que o programa bilíngue da Pearson não tenciona nivelar os estudantes, os professores recebem em cada lição diferentes orientações didáticas para apoiar os diferentes níveis de experiência.

Eventos e palestras para a família 

É muito comum ouvir falar que as famílias e a escola precisam estar integradas e participarem, em seus papéis, na formação de jovens e crianças. É preciso trazer as famílias para a escola para que se possa, de fato, compreender como um trabalho tão grandioso é feito e como cada sujeito tira proveito dele para seu crescimento, não é mesmo?

Então, o programa da Pearson Global School apoia a sua escola nessa tarefa. Com diferentes eventos e possibilidades diversas de interação com todos os atores da comunidade escolar, a Consultoria Pedagógica do programa bilíngue desenvolve com a gestão e a coordenação da sua instituição diferentes planos para engajar as famílias dos alunos nas práticas da escola. Ademais, oferece boas práticas de comunicação com os responsáveis, para que possam todos estar na mesma página.

Afinal, as famílias estão em uma escola porque confiam na instituição e em seus fazeres. E o mesmo deve acontecer em relação ao programa bilíngue.

Formação continuada 

Sabemos que dentro de cada escola há um grupo de profissionais com diferentes necessidades e experiências. Por isso, a Consultoria Pedagógica da Pearson Global School, juntamente com a gestão e a coordenação da sua instituição, desenha planos e trilhas de aprendizagem. Dessa forma, garantimos que os professores do programa estejam sempre com ideias inovadoras e excelentes práticas de sala de aula.

E é importante afirmar que isso não acontece somente presencialmente, mas também de forma remota. Diversos webinars, cursos de formação e trocas de experiência acontecem entre a consultoria da Pearson Global School e o corpo docente das escolas parceiras, de forma que reuniões de formação ou o estudo independente de cada professor seja significativo, colaborativo e motivador.

Trazer o programa Pearson Global School para a sua escola significa ampliar as ferramentas que cada estudante já tem para seu sucesso acadêmico e ampliação de repertório de mundo. Saiba mais em nosso site e nossas redes sociais!

Tathy Morselli Auriema 
Consultoria de Soluções Educacionais 
Departamento Pedagógico de Expansão Pearson Brasil