O inglês já é considerado o principal idioma do mundo. Devido à sua importância, muitos pais buscam matricular seus filhos em escolas que promovam o uso da língua inglesa, inclusive ofertando a opção de educação bilíngue. Neste contexto, a abordagem CLIL de ensino tem ganhado cada vez mais espaço.

Para você entender melhor a diferença entre a aula tradicional de inglês e a abordagem CLIL, um dos pilares da proposta pedagógica da Pearson Global School, vamos te explicar o que é esse ensino de idiomas integrado. Acompanhe!

O que é a abordagem CLIL?

A sigla CLIL é derivada do inglês e significa “Content and Language Integrated Learning” ou “ensino de idiomas integrado”, em português. Esse método consiste no ensino de um segundo idioma por meio de uma outra disciplina. Ou seja, ao desenvolverem atividades de outras áreas do conhecimento, os alunos estão sempre em contato com a língua, tornando o aprendizado do idioma mais natural e interessante para o aluno.

Como é feita a abordagem CLIL?

Os alunos são colocados em um ambiente de constante aprendizado e o inglês, no caso da educação bilíngue, é o idioma que guia as atividades e as disciplinas. Nessa situação, eles podem aprender outras matérias, como geografia e matemática, por exemplo, em inglês. 

Além disso, a escola pode oferecer aos alunos outras dinâmicas para explorarem ainda mais o idioma, como canções, brincadeiras, histórias, aulas de culinária, artes, música e muito mais. Assim, a abordagem CLIL transforma o ensino de inglês em algo divertido, prazeroso e significativo para os estudantes.

Por que implementar na sua escola?

A abordagem CLIL é considerada inovadora, pois permite que os alunos façam uma verdadeira imersão no inglês. Além disso, afasta a ideia de que um novo idioma deve ser aprendido apenas na sala de aula tradicional.

Com o CLIL, os alunos podem interagir com a língua inglesa de modo natural, por meio de situações cotidianas, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade. E, enquanto estudam outras disciplinas e aprendem sobre vários universos, eles também desenvolvem também o inglês, sempre presente no momento do aprendizado.

Como implementar na sua escola?

Para que um programa bilíngue com a abordagem CLIL seja implementado na sua escola, é importante que ela siga algumas exigências. São elas: corpo docente qualificado na educação bilíngue, isto é, fluentes no idioma; salas de aulas temáticas, que despertem o interesse dos alunos; um plano pedagógico que inclua, de modo natural, a aprendizagem de inglês; e o alinhamento de todo o corpo de mantenedores, gestores, diretores, coordenadores e professores sobre a importância de apostarem em um método inovador de ensino de idiomas.

Quer ficar por dentro das novidades do ensino bilíngue? Então não deixe de acompanhar o blog da Pearson Global School, programa que aposta na metodologia CLIL para uma verdadeira imersão global! Acesse:

7 dicas que vão ajudar no melhor aproveitamento do aprendizado de inglês

6 vantagens da educação bilíngue para os alunos